quinta-feira, 3 de maio de 2012

A RELEVÂNCIA DOS MÉTODOS E CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO


A relevância dos métodos e conteúdos da educação ainda muito longe de alcançar o objetivo de integrar o ensino de línguas nacionais, locais/regionais e internacionais nos seus planos e programas de estudo oficial (conforme observado na análise dos horários escolares em relação ao ensino das línguas), ter esse

objetivo em mente é fundamental para a preservação da diversidade linguística e o fomento da atividade intelectual.
Os planos e programas de estudos configurados pela uniformização de processos e conteúdos de aprendizagem (do gênero “tamanho único”) não respondem às necessidades de todos os educandos do mesmo modo que não respondem às suas condições de vida. Esta asserção é cada vez mais evidente em crescente número de países que procuram explorar vias diferentes dentro dos sistemas de educação. Porém, a informação disponível sobre os tipos de educação existentes no mundo e tudo quanto os distingue uns dos outros muitas vezes dentro mesmo do próprio país. ainda não foi objeto de uma coleta sistemática. 


Em nome de uma educação de qualidade, bem concebida (culturalmente aceitável) e flexível (adaptada a sociedades em evolução), a elaboração de planos e programas de estudo deve visar o aumento da pertinência da educação mediante ajustes dos processos de aprendizagem, os conteúdos educacionais, a capacitação dos docentes e adaptar a gestão escolar à situação dos educandos. Para tal fim, torna-se necessário elaborar planos e programas de estudo multiculturais e plurilinguísticos, fundados na multiplicidade de pontos de vista e inspirando-se em histórias e culturas de todos os grupos da sociedade. Uma tal perspectiva, sensível à diversidade dos educandos, também deve prever medidas especiais destinadas aos grupos vulneráveis ou marginalizados e à melhoria dos ambientes educacionais e escolares, particularmente no que respeita a meninas, com o objetivo último de contribuir para o reforço da autonomia por meio da promoção dos direitos humanos, do aumento do espírito cívico e do fomento do desenvolvimento sustentável. Alcançar uma educação que leve em conta a cultura requer não só especialistas em matérias diferentes, mas também docentes que possuam os conhecimentos necessários e respeitem as diferenças culturais. A preocupação com a promoção de métodos de ensino pertinentes para a totalidade dos públicos do sistema educacional conduziu a uma diversificação sem precedentes dos meios e métodos educativos, particularmente no setor privado, por vezes em colaboração com organizações não governamentais.Os benefícios dos mecanismos plurilinguísticos baseados na língua materna a todos os níveis da educação formal e não formal podem ser ilustrados no âmbito da educação primária com casos verificados em vários países em desenvolvimento. Os programas de educação bilíngue são pertinentes na maioria dos contextos de aprendizagem e podem revelar-se particularmente úteis na melhoria da qualidade do ensino e ampliar as oportunidades educacionais de grupos marginalizados ou insuficientemente atendidos, como determinadas populações indígenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário